segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Depoimento: Missão Jovem - 30 anos da PJE

Depoimento sobre a Missão Jovem de 30 anos da Pastoral da Juventude Estudantil


"Hoje escrevo não só para “contar como foi”, mas sim para registrar na memória um pouco do que vivemos nas terras de Santo Amaro da Purificação (Bahia). O que é registrado na memória, não se esquece. E é de memória que se faz um povo, uma história: 30 anos de Pastoral da Juventude Estudantil.
Seis dias! Em seis dias o “verbo se fez carne”, no recôncavo baiano, pudemos viver e concretizar as bandeiras assumidas na 14ª ANPJE (Assembleia Nacional da PJE) juntamente com o povo da PJE de todo o Brasil.
            A região do Nordeste é, há muitos anos, espaço de um povo que sofre com a seca, com o descaso do governo, com o esquecimento e pré-conceitos de outras regiões do país. Em contrapartida, nos mostraram uma cultura popular extremamente rica! Colocaram em nossos corações sementes de saudade e de profunda admiração pelo povo baiano e nordestino por sua força de enfrentar o dia a dia independentemente das dificuldades.
Assim, ao trabalhar com jovens e suas diversidades, em uma escola com estruturas precárias para lidar com a educação, encontramos uma realidade que tem sede e fome de PJE.  Jovens estudantes que demonstraram uma grande necessidade de um espaço inteligente no qual pudessem se organizar e se manifestar. Pelos sorrisos e abraços com os quais nos receberam e nos despediram, pudemos sentir a gostosa sensação de “missão cumprida”. A missão ainda continua pelos nossos estados, pela cidade de Santo Amaro e por toda uma América Latina de história de luta, celebrando e rezando 30 anos de caminhada da PJE, porém, não se faz 30 anos todo dia e é preciso celebrar!
Volto para Minas Gerais com uma missão nas costas: de continuar a PJE por aqui. Trouxe comigo uma grande bagagem: lembranças de um povo cheio de vida, de jovens que clamam pelo Reino, das lágrimas acolhedoras da dona Maria Vitória e de seu neto John e, claro, de mais um pedaço da história viva de jovens estudantes da Pastoral da Juventude Estudantil."

Para vocês aproveitarem: Material de Preparação para a Missão Jovem de 30 anos da PJE. Download aqui: 
http://www.4shared.com/office/R_WlPyQW/Material_preparatrio_Misso_.html? 

Projeto 30 anos da PJE!
Download aqui: 
http://www.4shared.com/office/G16P49re/Projeto_30_anos_da_PJE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário